Maragogi, AL — O ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou nesta semana que Maragogi tem potencial para se tornar um dos principais destinos turísticos do Brasil após a implantação do futuro Aeroporto Costa dos Corais. Segundo ele, a cidade pode seguir os passos de Trancoso (BA), se consolidando como um polo de alto padrão com a nova infraestrutura aeroportuária.
O aeroporto, em construção na zona rural de Maragogi, está orçado em R$ 371 milhões, segundo o governo de Alagoas. A previsão é que a estrutura completa — pista, terminal e demais instalações — fique pronta no início de 2026.
A primeira etapa, que inclui a terraplanagem e a pista de pouso/decolagem, tem entrega prevista para o primeiro bimestre de 2025. Já o terminal de passageiros, com mais de 1.000 m², deverá ser concluído até agosto de 2025, com dois portões de embarque, quatro balcões de check-in, aparelho de raio-X e estacionamento para veículos.
A pista de pouso/decolagem terá 2.200 metros de extensão e 45 metros de largura, capaz de receber aeronaves de grande porte, como os modelos Airbus A320 e Boeing 737-800.
Também estão previstos heliponto, vias de serviço, instalações de combate a incêndio, e infraestrutura elétrica moderna. Inicialmente, a operação do aeroporto será 100% privada, por meio de concessão, com expectativa de 10 a 15 voos semanais no começo.
O aeroporto também deverá ter um terminal de cargas, o que pode fortalecer a logística da região, especialmente com a ligação ao Complexo Portuário de Suape, em Pernambuco.
De acordo com Celso Sabino, a infraestrutura aérea vai atrair investimentos em hotelaria, gastronomia e outros serviços, gerando emprego e renda para a população local
Compartilhe